Fotos

Oficina: Aventuras no Espaço e no Tempo:

- À Descoberta da Europa – as crianças construíram o mapa da Europa montando um puzzle gigante em esponja. As peças do puzzle estavam escondidas nos espaços exteriores da escola e, para as encontrarem, as crianças seguiram um conjunto de pistas.
- Construir a História – as crianças elaboraram “maquetas” de construções emblemáticas da História como por exemplo uma pirâmide egípcia; um templo grego; o coliseu de Roma; um castelo medieval… Também escreveram o seu nome em hieróglifos.


Professores colaboradores: Cármen Santos, Eugénia Vieira e Sandra Lopes.

Oficina de Música

- Warm-up com jogos rítmicos e melódicos;
- Sensibilização para a construção de instrumentos, usando material reciclável;
- Reformulação do texto de uma canção (“Não há estrelas no céu”), adaptando-o à realidade da nossa escola;
- Ensaio da nova versão da canção, com vista ao espectáculo final.

Professores colaboradores: Sofia Fonseca.


Oficina de Culinária

- Confecção de biscoitos, gelatinas e sanduíches “biológicas”. Preparação de um lanche nutricionalmente equilibrado para os alunos e respectivas famílias na actividade de encerramento.

Professores colaboradores: Elvira Duarte e Teresa Mendes.


Oficina de Dança 

Foi realizada uma abordagem a métodos e técnicas de apoio pedagógico com a finalidade de existir uma comunicação artística através do uso do movimento, corpo e expressão. Os alunos aprenderam várias coreografias de diferentes estilos de música e eles próprios criaram movimentos em sintonia com o ritmo da música e trabalharam a expressão corporal, pois é muito importante saber comunicar com o corpo.

Professores colaboradores: Joana Couto e Maria João Correia.


Oficina de Jogos Matemáticos

Foi dinamizado um campeonato de jogos matemáticos, particularmente jogos de tabuleiro para dois jogadores (Hex, Semáforo, Konane, Ouri, …). O objectivo foi, treinar algumas competências lógico-dedutivas de uma forma lúdica, através de jogos matemáticos, promover o entusiasmo por esta disciplina, factor tão importante para o êxito na mesma.

Professores colaboradores: António Mendes, Hugo Sá, Leonor Correia, Marta Freire, Paulo Oliveira, Teresa Novais e Vera Marques.


Oficina: Gostas de Pensar? Eu também não!

Com base em pequenos contos e histórias de vida foi proporcionada uma reflexão sobre valores.
As histórias foram representadas e/ou simplesmente contadas. Utilizando o método dialógico “ Método Socrático” os jovens adolescentes forma levados a defender posições e justificar essas opções.
Os jovens podem reescrever os contos e representá-los.

Professores colaboradores: Felismina Teixeira e Mª. Raquel Martins.


Oficina de Ciência Viva

- Biologia e Geologia: Observação, recolha e estudo da Biodiversidade. Realização de experiências simples que evidenciam processos fisiológicos no âmbito dos sistemas de transporte nos Animais e nas Plantas, Micróbios e transformação de alimentos e processos geológicos.
- Física e Química: Realização de experiências simples que evidenciam processos físicos e químicos no âmbito do tema “Ciência e poesia no reino da fantasia”.

Professores colaboradores: Ana Zita Rocha, Cristina Varela, Fernanda Rocha, Laurinda Silva, Paula Pinheiro, Sónia Caras-lindas.


Oficina de Língua Inglesa

Actividades temáticas de carácter lúdico: jogos no quadro interactivo, construção de uma roda de alimentos em Inglês, etc.

Professores colaboradores: Cláudia Santos e Susana Oliveira.


Oficina de Artes

Construção de um caleidoscópio.

Professores colaboradores: Ana Silva, António Cardoso e Cristina Pinto.


Oficina de Língua Francesa

Foi trabalhada uma pequena música com os alunos a partir da sua audição e do texto impresso. Foi entregue o CD com a música gravada no fim do programa educativo.

Professores colaboradores: Graciete Gaspar e Josefina Mourão.


Oficina de Desporto

Nestas actividades o aluno foi inserido no espaço natural da escola, adquirindo algumas aprendizagens em contacto com a Natureza, foi solicitado para tomadas de decisão e confrontado com os seus receios apelando sempre à sua superação. Sem dúvida que a Diversão e a Aventura estiveram presentes nos momentos de Orientação, Slide e Rappel.

Professores colaboradores: Américo Neves, Olga Evaristo, Rui Barbosa e Teresa Pinto.


Oficina de Língua Portuguesa

Os alunos realizaram actividades variadas no âmbito da leitura e da escrita (reconto; escrita colectiva; texto livre…).

Professores colaboradores: Isabel Daniel, Josefina Mourão e Mª. de Fátima Soares.


Oficina de Teatro

Trabalho a realizado a partir de dinâmicas de grupo, comportamentos e atitudes sempre com espaço de discussão e interacção.

Professores colaboradores: Ana Paula Canotilho


Oficina de Informática

Os alunos puderam montar e desmontar um computador e/ou utilizar as tecnologias de informação e comunicação.

Professores responsáveis: Doroteia Forte, Luísa Santos e Marlene Castro.