Resultados da análise dos questionários aplicados aos alunos
Para avaliar as percepções dos alunos sobre o Programa Educativo “Secundária Júnior” desenvolvido pela Escola Secundária de Valbom foi aplicado um questionário de opinião aos alunos participantes, no último dia de frequência da respectiva semana.
Após a recolha de dados, procedeu-se à sua análise de modo a averiguar as percepções dos alunos sobre as actividades desenvolvidas e indagar as representações sobre a cultura e clima da Escola.
O questionário anónimo era constituído por questões fechadas e abertas. Sendo estas últimas adaptadas de um guião de entrevista validado utilizado por Santos (2007).
Percepções dos alunos sobre as actividades desenvolvidas
Nesta primeira parte apresentamos e analisamos as percepções dos alunos no que respeita à importância das actividades desenvolvidas no processo de desenvolvimento pessoal e acção pedagógica, aos seus pontos fortes e desafios.
A análise dos dados permite constatar que de um modo geral os alunos valorizaram a realização das actividades.
A maioria dos alunos reconhece que as oficinas foram uma oportunidade excelente (n=16) ou muito boa (n=10) para a melhoria dos seus conhecimentos (Tabela 1).
Praticamente todos os alunos referem que o interesse das actividades desenvolvidas foi excelente (n=18) ou muito bom (n=10) (Tabela 2).
No que respeita à duração de cada actividade os alunos referem que foi excelente (n=13) ou muito boa (n=12) (Tabela 3).
Os alunos gostaram da generalidade das actividades (n=6) referindo preferencialmente as de carácter mais prático (Tabela 4). Apenas 10 alunos referem constrangimentos na implementação de algumas actividades (Tabela 5).
Representações dos alunos sobre a Escola Secundária de Valbom
Nesta segunda parte apresentamos e analisamos as representações dos alunos sobre a cultura e clima da Escola.
A análise dos questionários aplicados aos alunos demonstrou que estes se sentiram bem na escola. A maioria refere que foi feliz e gostou de andar aqui (Tabela 6).
Na opinião dos alunos esta escola tem qualidade a vários níveis, sendo os seus pontos fortes as condições das suas instalações, a equipa de docentes e as actividades desenvolvidas (Tabela 7).
O corpo docente desta escola é descrito pelos alunos como sendo constituído por pessoas “boas/fixes”, “simpáticos”, “divertidos”, “explícitos”, “amigos” e “boas pessoas” (Tabela 8).
A maioria dos alunos que frequentou o Programa Educativo "Secundária Júnior" recomendava esta escola aos seus amigos (Tabela 9).